A lipoaspiração é uma das cirurgias mais realizadas no mundo. É o procedimento para retirar aquela gordura indesejada, em excesso , e que não se consegue eliminar mesmo com dieta e atividade física.
Por meio da lipoaspiração podemos remover a gordura de várias regiões do corpo. Abdome , coxas , braços, região interna do joelho, pescoço e região púbica são algumas das áreas que podemos tratar por meio do procedimento. A lipoaspiração não é um substituto para perda de peso e não é indicado para paciente obeso.
Pacientes com gordura localizada em excesso, que não são removidas mesmo com uma dieta adequada, nem com a prática da atividade física e que possuem boa elasticidade de pele são os candidatos ideais e se beneficiam muito dos resultados duradouros obtidos pela lipoaspiração.
O procedimento é realizado pelo cirurgião plástico, em ambiente hospitalar sob anestesia local ou bloqueio regional dependendo da extensão do procedimento. Realizamos a demarcação das áreas a serem lipoaspiradas e por meio de pequenas incisões injetamos no tecido subcutâneo “solução fuida” para reduzir o sangramento, bem como minimizar o desconforto pós-operatório. Por essas mesmas incisões , a gordura é aspirada por meio de cânulas de fino calibre.
Ao final da cirurgia, utilizamos modeladores cirúrgicos que devem ser utilizados por 8 semanas para reduzir o edema e as irregularidades. Atividade física é liberada gradativamente já nos primeiros dias pós procedimento.
O resultado definitivo pode ser visto após 6 meses, embora já é possível ver a melhora e redução da gordura localizada já nos primeiros meses pós operatório. Manter dieta e hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para que o resultado mais duradouro possa ser obtido.